quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vídeo educativo na escola

O vídeo é um recurso importante para o auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Sendo o professor quem deve analisar criticamente o livro e programas didáticos e utilizá-los da melhor maneira possível em sala de aula. O professor como profissional deve ter competência para identificar e selecionar que materiais podem contribuir para a reflexão sobre o tema ou conteúdo a ser desenvolvido pelos alunos. Ele deve saber planejar, com que objetivo e de que modo serão usados estes recursos, sempre considerando as variedades de linguagem, de abordagens e de pontos de vista de seus alunos.
A discussão sobre a seleção e uso do vídeo com um recurso didático entre os professores de diversas disciplinas e um momento de formação eficaz e complementar para o aprendizado, não ficando os professores restritos somente a utilização de livros didáticos.
O professor deve procurar planejar as suas aulas de acordo com as metas educacionais.
É fundamental que o professor, ao pensar em fazer uso do vídeo didático, tenha claro os seus objetivos em relação ao processo de aprendizagem que este vídeo possa desenvolver, dentro do contexto que esta sendo estudado. Acredito ser necessário que ele tenha conhecimento prévio do conteúdo que o vídeo possui, e se o tempo do mesmo esta de acordo com o tempo de aula disponível, para as discussões, relatórios e considerações referentes à aula. Os professores colaboram em um processo permanente de aprendizagem, ajudam os alunos na construção de sua identidade, do seu caminho profissional e intelectual; tornando-os cidadãos realizados e produtivos.
A utilização do vídeo como recurso didático deve-se mais a uma complementação didático-pedagógica.
O professor interessado na melhoria da aprendizagem sempre deverá viabilizar recursos para despertar a atenção dos alunos, pois todos nos sabemos que os mesmos gostam de assistir TV, e nada mais justo que colocar a TV em sala de aula, com apresentações de vídeos ou filmes que estimulem a curiosidade e compreensão dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado.
Os vídeos são capazes de mostrar fatos, pessoas e dados que falam por si mesmos, o professor é que melhor irá abordar os fatos mais relevantes aos seus alunos.
O professor funciona como o intérprete, e deve ter conhecimento, facilidade de analisar um produto audiovisual, ter o senso crítico e saber desenvolver com os alunos uma linguagem audiovisual.
Os vídeos educativos também são importantes complementos na formação da criança. Contribuem no processo de ensino, os programas de cunho educacional, com noções de cidadania, canções, figuras e formas coloridas. É fundamental que os pais tenham percepção daquilo que é recomendável para o filho. Tenham consciência do programa apropriado para a apresentação ao filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário